top of page

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

A Radiologia Odontológica é uma especialidade muito relevante na obtenção do diagnóstico clínico, os exames radiográficos são exames complementares fundamentais para o diagnóstico de diversas patologias orais. A imagem deve permitir um diagnóstico preciso e evitar repetições dos exames, estando de acordo com os princípios de radioproteção.

 

Estima-se que, normalmente, a cobertura de uma radiografia intra oral tenha uma possível variável de dois a três dentes adjacentes, com resolução aceitável para diagnóstico. Para uma imagem mais completa é sugerido outras tecnologias, como a tecnologia extra oral (exemplo panorâmicas).

Na radiologia odontológica os olhos e a tireoide do paciente, podem ser expostos a radiação X, sendo registrados casos de câncer de tireoide em crianças submetidas a baixas exposições, pacientes adultos e dentistas submetidos a constantes exposições sem o devido controle das técnicas e blindagens adequadas. É praticamente impossível ao operador do equipamento de raios X evitar sua exposição à radiação secundária sem a avaliação dosimétrica do seu local de trabalho, muito embora as condições usadas para realizar radiografias odontológicas, sejam tais que o feixe primário possa ser facilmente absorvido pelo ambiente.

O Controle de Qualidade em Raios X Odontológico tem como propósito de garantir boa qualidade das radiografias e maior proteção às pessoas. Quando um equipamento não está funcionando corretamente pode produzir uma radiografia de qualidade ruim, dificultando e comprometendo o diagnóstico. Em ambos os casos, o operador e o paciente podem ser expostos mais uma vez às radiações, sem considerar o benefício real de uma imagem com qualidade.

MEMORIAL DESCRITIVO

O Memorial Descritivo, de acordo com a RDC 330/2019 contém, não só a descrição do estabelecimento e de suas instalações, mas também o Programa de Educação Permanente - PEP, o Programa de Garantia da Qualidade - PQG e o Programa de Proteção Radiológica – PPR.

Programa de Garantia da Qualidade - PGQ

O PGQ contempla, no mínimo, o gerenciamento das tecnologias, dos processos e dos riscos inerentes ao serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista.

Imagem 001.jpg
Imagem 012.jpg

Programa de Educação Permanente - PEP

Refere-se ao processo de aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, centrado na atualização de conhecimentos.

Programa de Proteção Radiológica - PPR

O PPR deve contemplar, no mínimo, as medidas de prevenção, de controle e de vigilância e monitoramento, para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos radiográficos.

Imagem 020.jpg

INFRAESTRUTURA

Imagem 017.jpg

Projeto Básico de Arquitetura - PBA

O PBA, realizado conjuntamente com o arquiteto, deve incluir a relação dos equipamentos, componentes e acessórios previstos para as instalações, a planta baixa e cortes relevantes e a descrição dos dispositivos de segurança a serem utilizados na estrutura física atendendo ao gerenciamento dos riscos inerentes a cada modalidade assistencial.

Projeto de Blindagem - PB

O PB em instalações radiológicas requer diversos parâmetros e a sua otimização exige a análise de diversas opções de estruturação física do ambiente e, principalmente, a obtenção da melhor relação custo-benefício.

Imagem 021.jpg

TESTES RADIOMÉTRICOS

Imagem 018.jpg

Levantamento Radiométrico - LR

O LR tem o objetivo monitorar as áreas em toda a vizinhança da sala de exames bem como a efetividade nas barreiras utilizadas para a proteção do operador e garantir a segurança dos profissionais e pacientes.

Teste de Radiação de Fuga - RF

O teste de RF tem como objetivo garantir que os níveis de radiação de fuga no cabeçote, àquela que atravessa o involucro protetor contribuindo para radiação secundária, estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Imagem 002.jpg

TESTES DE CONTROLE DE QUALIDADE 
E INTEGRIDADE DOS SISTEMAS

Imagem 005.jpg

Avaliação dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Os EPIs devem estar em perfeito estado de conservação, conforme determina a NR-06 do MTP, e sua eficiência deve ser avaliada regularmente.

Qualidade de chassis, cassetes e receptores de imagem digitais

Falhas no sistema de fechamento e travamento dos Chassis e o mau contato do écran com o filme podem ocasionar velação dos filmes e influenciar significativa na qualidade das imagens radiográficas podendo comprometer o diagnóstico médico.

Imagem 007.jpg
Imagem 022.jpg

Qualidade de Negatoscópios e Monitores

Prevista na RDC 330 de 2019 os negatoscópios e monitores radiológicos, utilizados para laudar exames radiográficos devem ser submetidos regularmente a verificações de desempenho.

Sensitometria do Sistema de Processamento

Prevista na RDC 330 de 2019 a sensitometria consiste em avaliar a qualidade das imagens através da medição da densidade óptica do filme radiográfico.

Imagem 026.jpg
Imagem 015.jpg

Treinamento de profissionais em Radioproteção

Uma exigência das legislações sanitária e trabalhista federal, o treinamento inicial e continuado em proteção radiológica engloba assuntos relativos à segurança do trabalho com radiações, do paciente e legislação aplicável.

NECESSIDADES ESPECÍFICAS 

Além das necessidades comuns às modalidades do radiodiagnóstico médico cada uma deles possui indicadas em suas respectivas Instruções Normativas, a relação mínima de testes de aceitação e de controle de qualidade que devem ser realizados pelos serviços de saúde, determinando as respectivas periodicidades, tolerâncias e níveis de restrição.

RAIOS X ODONTOLÓGICO

bottom of page