
FAQ - INVOX Gestão em Radioproteção
Depende! Cada equipamento possue seus testes específicos com periodicidade, também, específicas. No entanto, testes de radiação de fuga e levantamento radiométrico assim como alguns testes de controle de qualidade em imagem possuem prazos de validade de 4 anos e 1 ano, respectivamente, para todos os tipos de equipamentos emissores de radiação X.
Não. Com a publicação da RDC-330/2019 e revogação da Portaria 453/1998 foi incluso a necessidade de testes de controle de qualidade nos equipamentos de Ultrassonografia e Ressonância Magnética Nuclear.
Em se tratando de exposições médica em seres humanos, a necessidade está em garantir uma imagem diagnóstica de boa qualidade que auxilie o médico a confirmar ou refutar sua hipótese diagnóstica com o máximo de segurança possível e em garantir que o paciente seja exposto a menor dose de radiação possível.
Na Seção II – Das atribuições e responsabilidades, artigo 21, da RDC-330/2019 - O responsável legal do serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista é o principal responsável pela aplicação da RDC-330, sendo o responsável legal a pessoa física investida de poderes legais para praticar atos em nome da pessoa jurídica.
